Categorias

Porque comprar um domínio?

Você está aqui:
< All Topics

1. Confiabilidade  

A principal vantagem de ter um domínio próprio é garantir a confiabilidade de seu site, blog ou e-commerce. Para os clientes, isso mostra que você está preocupado em oferecer uma experiência mais completa, segura e confiável para quem navega, principalmente, no caso de transações financeiras.

Já um site hospedado em subdomínios como wordpress.com passa a impressão de amadorismo e desorganização. Além disso, o empreendedor está sujeito a perder todo o conteúdo de seu site, já que aquela página não “pertence” a ele de fato.

2. E-mail personalizado

Ter contas de e-mail personalizados para seu negócio é outra vantagem de adquirir um domínio próprio. Você pode, facilmente, criar o contato@meusite, vendas@meusite, entre diversas outras opções. Assim, você consegue fazer uma triagem do tipo de e-mail em cada uma das contas, prezando também por uma imagem profissional com todos os seus públicos.

O e-mail personalizado também passa mais credibilidade do que um e-mail vindo de um endereço pessoal que o destinatário não conhece, mas isso também dependerá, é claro, do tipo de relacionamento que você construir com seus leads e clientes.  

3. Criação de subdomínios

Outra possibilidade que gera impactos diretos para seu negócio são os subdomínios, como, por exemplo, vendas.meunegocio.com.br, ou atendimento.meunegocio.com.br. Estes nomes podem ser facilmente criados no painel de controle de seu domínio. Isso contribui, inclusive, para que você consiga gerir melhor as interações dos visitantes com cada página.

No caso de compra de múltiplos domínios, você pode direcionar o usuário para a página principal de forma que, sempre que ele digitar apenas seunegocio.com, ele seja,  automaticamente, apontado para seu endereço principal.

4. Facilidade de divulgação

Ter um domínio próprio permite que você encontre um nome personalizado, e que guarde relação com seu negócio, além de ser mais fácil de divulgar a página para terceiros, pois você tem menos informações para memorizar e a URL é mais intuitiva e amigável.

Lembra da URL fictícia que usamos lá no início sobre as lojas americanas?

Além do nome da marca não estar em destaque, já que quem aparece primeiro é o domínio do WordPress, trata-se de um nome longo, que não causa identificação imediata no público e é difícil de escrever, o que afetaria a quantidade de acessos da página.

Agora, imagine um negócio que está começando, que não possui sede física e, portanto, depende totalmente da divulgação online? Como o empreendedor faria para se tornar reconhecido se os usuários sequer conseguem memorizar o endereço de sua página?

5. Visibilidade online

Buscadores como Google, Yahoo e Bing dão prioridade para sites com domínio próprio, pois a URL amigável contribui para a experiência do usuário.

Existe também uma métrica chamada Domain Authority, criada pela MOZ, que é bastante utilizada para qualificar a relevância de um site para o usuário a partir de vários critérios, entre eles, o SEO, sobre o qual falaremos no próximo tópico.

Essa escala não se aplica a subdomínios gratuitos, o que compromete bastante o posicionamento dessas páginas nos principais buscadores.  

6. SEO

Por fim, ao ter um domínio próprio, fica mais fácil configurar as técnicas de otimização de buscas (SEO) e monitorar o tráfego de seu site utilizando ferramentas como o Google Analytics, para extrair informações essenciais e analisar o comportamento do consumidor,  produtos mais procurados, conteúdos mais lidos, dentre diversas outras que serão úteis para aprimorar fatores onpage e offpage e, consequentemente, melhorar o desempenho orgânico de sua página.  

Print Friendly, PDF & Email
Anterior Porque comprar mais de um domínio?
Próxima Posso registrar mais que um domínio?
Categorias
Sumário
UA-104711492-1